Fabio Mestriner
DESIGNER, PROFESSOR & ESCRITOR


HOME


PALESTRAS

ARTIGOS

CASES

PESQUISAS

WORKSHOP
CONTATO PARA PALESTRAS E CONSULTORIA

Linkedin   



































Artigos do Professor Fábio Mestriner
<Índice de artigos

MAIO/2025

ARTIGO POR FABIO MESTRINER

A Inteligência Artificial 5.0 revela
o futuro da embalagem

No futuro haverá mais embalagens e elas serão ainda mais
vitais para suportar a vida dos 8 Bilhões de seres humanos



Em 2016, o Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM em Parceria com a empresa de pesquisas GFK realizou um estudo sobre o Futuro da Embalagem que trouxe um novo entendimento sobre esse tema. Pela primeira vez ficou claro numa pesquisa realizada por uma empresa global do porte da GFK que “No Futuro haverá mais Embalagens”!

Essa revelação abriu os olhos dos professores integrantes do Núcleo da ESPM que passaram ase aprofundar no estudo dos motivos que fazem com que a embalagem não pare de crescer e tem um futuro promissor.

A resposta não poderia estará mais diante dos nossos olhos, a embalagem só cresce, porque sua principal função é “Suportar a vida humana dos 8 Bilhões de habitantes do Planeta”. Ficou claro como a luz do dia que não é possível vacinar uma criança sem embalagem, não conseguimos vacinar uma vaca, uma galinha, combater as pragas que destroem as lavouras e os alimentos seu o uso de embalagens. Sem ela, não conseguimos comprar arroz, feijão, óleo, sabão para lavar as roupas e todos aqueles produtos que encontramos nas gôndolas dos supermercados. Sem embalagem, a gente não consegue nem escovar os dentes.

A intensa presença da embalagem em nossas vidas nos faz lembrar que as pessoas que vivem nas cidades, longe da horta, do galinheiro e perto do supermercado não tem como sobreviver sem se abastecer nesses estabelecimentos. O estudo da ESPM nos fez lembrar também que a população continua crescendo, as pessoas estão vivendo mais tempo graças aos avanços da medicina geriátrica e da informação sobre saúde que hoje está sendo difundida na internet por médicos, influenciadores dos canais sobre saúde e dos veículos de comunicação.

Estes são alguns dos vetores que apontam para um futuro em que as embalagens estarão presentes em todas as cidades graças a ampla distribuição de produtos pelo e-commerce que os faz chegar a lugares que antes não tinham acesso a eles.

Continuamos dedicados ao tema do futuro da embalagem até o início de 2023 quando iniciamos com a Amazon AWS a construção de uma Inteligência Artificial 5.0 exclusiva e 100% dedicada ao setor de embalagem e seus profissionais. No árduo trabalho de construção da base de conhecimento da IA, pesquisamos extensivamente nos repositórios de teses de mestrado, doutorado e artigos científicos sobre embalagem e descobrimos que existem milhares de acadêmicos e pesquisadores dedicados a esse tema. Esses estudos revelam que o setor de embalagem é um dos que mais se dedica ao tema da sustentabilidade, o que mais pesquisa sobre a ciência dos alimentos, dos materiais, da nanotecnologia, da conexão da embalagem com a web, e a temas como embalagens ativas, inteligentes e responsivas.

Elegemos 48 temas que compõe o universo da embalagen e pesquisamos exaustivamente cada um desses temas para que a IA possa ter uma base com conhecimentos qualificados selecionados por uma curadoria humana especializada cujo objetivo é estabelecer um ponto de referência para o nosso setor, uma IA em que os especialistas e profissionais que atuam nas diversas áreas envolvidas com embalagens possam participar contribuindo com sugestões e ajustes que ajudem nosso setor a continuar evoluindo a passos largos.

Pesquisando em dezenas de inteligências artificiais diferentes, podemos concluir que na visão da IA, a embalagem continuará crescendo e evoluindo graças a dedicação de seus profissionais, cientistas e pesquisadores dedicados a ciência e a tecnologia que está abrindo novas fronteiras pelos avanços e conquistas resultantes de seus esforços.

Os temas em que a embalagem vai evoluir com mais força em direção ao futuro são:

  1. O setor de embalagem está conseguindo com seus esforços reduzir seu impacto ambiental e afirmar o valor de sua dedicação a tópicos como sustentabilidade, a reciclagem e a circularidade com a redução de resíduos, materiais biodegradáveis, compostáveis e tecnologias de recuperação energética das embalagens.

Em última análise, a embalagem do futuro será expressão e atributo do conteúdo (integrada ao produto), regenerativa (que reduz seu impacto no planeta) e conectada (com tecnologias avançadas).

Essas tendências indicam que o futuro da embalagem será caracterizado por um equilíbrio entre funcionalidade, sustentabilidade e inovação, visando atender às necessidades de uma população crescente e consciente.

No futuro haverá cada vez mais embalagens, embalagens melhores, sustentáveis, tecnológicas, ajustas às necessidades e anseios da sociedade e que com ela evoluem contribuindo para uma vida melhor para todas as pessoas.



Professor Fabio Mestriner
Designer Professor e Escritor

Designer, Professor e autor de Livros didáticos sobre embalagem
Professor do curso depós-graduação em engenharia de embalagem no IMT Mauá.
Ex presidente da Abre e atual membro do conselho da entidade.









Arquivo para download no formato: WORD | PDF