Fabio Mestriner
DESIGNER, PROFESSOR & ESCRITOR
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CASES
POR FABIO MESTRINER
CASE RIPAX
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CASE
A Embalagem que promoveu
um processo de transformação na categoria
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Neste projeto pioneiro foi aplicada a metodologia ensinada nos cursos
de Design de Embalagem da ESPM há 25 anos.
Todos estes passos foram seguidos com exceção do item 3 pois a pesquisa
Survey Monkey só foi introduzida a partir de 2008 no Núcleo de Estudos
da Embalagem ESPM. |
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CONCORRÊNCIA |
Esta era a situação da competição
no início do projeto onde o papel Ripax
era o último colocado na categoria.
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O estudo de campo revelou a situação que foi a base de toda a estratégia
ou seja, a visita às papelarias e outros estabelecimentos onde o produto
era comercializado, mostrou que esta categoria estava evoluindo e o próprio
cenário do varejo estava se transformando com a entrada dos produtos
de informática que abriam caminho para a transformação dos escritórios
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POSICIONAR O RIPAX COMO SUPRIMENTO DE INFORMÁTICA
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O ponto estratégico relevante neste projeto,
foi mudar a posição o produto na Evolução
da Categoria abandonando a linguagem visual
característica dos materiais de escritório e
adotando a linguagem visual dos
produtos de informática.
Para isso, um estudo aprofundado da linguagem
visual dos produtos de informática foi realizado
nas lojas especializadas
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INTEGRAÇÃO COM A INDÚSTRIA DE EMBALAGEM
Na época da realização deste projeto a tecnologia de impressão flexográfica não havia
alcançado a qualidade que apresenta hoje e o novo design só foi possível graças às
instruções detalhadas que recebemos da gráfica* sobre como deveria ser a arte para que ela
conseguisse imprimir com qualidade aceitável.
*Embalagem impressa pela Antilhas
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A nova embalagem passou de 2 para 7 cores na impressão e adotou elementos gráficos visuais característicos do novo mundo
que estava se iniciando com a informatização dos escritórios, a introdução dos programas como o Power Point com seus gráficos
elaborados e a chegada da internet cujos botões aparecem também no painel frontal da embalagem
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Naquela época era
comum aparecer no
painel das impressoras
a mensagem:
“Atolamento do Papel”.
Por isso foi acrescentada
a imagem subliminar do
Snow Border deslizando.
O Verso trilíngue mostra
que no Brasil o papel
provém de florestas
plantadas e não do
desmatamento
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IMPRESSÃO A 7 CORES
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Logo após romper totalmente a linguagem visual da categoria as embalagens originais foram resenhadas para manter-se na vanguarda. Nesta versão surgiu o INFOBOX com as informações objetivas unificadas para orientar a tomada de decisão do consumidor.
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Quando um Design de Embalagem
alcança o sucesso isso deve
estimular a empresa a prosseguir
desenvolvendo novas embalagens
que ampliem o sucesso alcançado.
Foi exatamente isso que a Ripasa fez,
ela prossegui lançando novas embalagens
para seu papel tradicional.
O papel era o mesmo, mas novas embalagens
podem abrir possibilidades, conquistar novos
consumidores e reforçar a imagem da Marca RIPAX
que passou a liderar a evolução da categoria.
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Cada detalhe do sistema de embalagem RIPAX
foi pensado para continuar a saga de inovação
Iniciada com o lançamento da primeira
embalagem da categoria posicionada visualmente
como suprimento de informática.
Mais uma vez a integração com a indústria
de embalagem* foi fundamental para imprimir
colorido na caixa de papelão a imagem criada
para o envoltório original do papel.
O Resultado foi que, além de ajudar a
destacar o produto em lojas e papelarias, a nova
Caixa Expositora venceu um concurso
Internacional de impressão flexográfica.
*Embalagem impressa pela Orça
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Por causa do Royalties dos personagens
Turma da Mônica, o papel RIPAX ficava
fora da competição de preços nas
concorrências para o fornecimento de
de materiais escolares.
Por isso foi criado um personagem
próprio para concorrer nestas situações
Esta Oncinha Brasileira também foi
lançada no mercado onde fez grande
sucesso, tornando-se um exemplo
de como uma marca pode ter um
personagem próprio com padrão visual
de personagens licenciados.
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A linha de papéis RIPAX Colors surgiu para atender as necessidades
da organização funcional do fluxo de informação nas empresas e
também para os consumidores que gostam de variar a cor do papel.
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Fabio Mestriner
Designer – Professor – Escritor
Autor de livros didáticos sobre embalagem adotados por mais de 30 universidades
Professor na ESPM consulting
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Arquivo para download no formato: PDF |
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