Fabio Mestriner
DESIGNER, PROFESSOR & ESCRITOR


HOME


PALESTRAS

ARTIGOS

CASES

PESQUISAS

WORKSHOP
CONTATO PARA PALESTRAS E CONSULTORIA

Linkedin   



































Artigos do Professor Fábio Mestriner
<Índice de artigos

Julho/2024

ARTIGO POR FABIO MESTRINER

PORQUE DEFENDO A EMBALAGEM

A embalagem existe para atender as necessidades e os anseios da sociedade e com ela evolui em todos os seus aspectos



Imagem: AI Copilot Design




Comecei a trabalhar como desenhista em 1974 ( 50 anos atrás ) e passei a me dedicar ao Design de Embalagem em 1997. No início fiquei fascinado com a riqueza e amplitude do assunto em todos os seus aspectos. Indústria, varejo, cultura, comportamento do consumidor, tendências e tantos outros temas que tangenciam este importante item industrial foram descobertos e me estimularam a estudar cada vez mais os assuntos ligados a embalagem.

Me dediquei com entusiasmo a esse trabalho e desde então construí uma carreira no setor passando a dar aulas, escrever livros, fazer palestras e treinamentos por todo Brasil e América Latina sem me dar conta de que vinha crescendo uma série de restrições a embalagem devido a questões relacionadas ao meio ambiente.

Descobri que estava defendendo a embalagem no dia que, em resposta a um artigo que escrevi, recebi um e-mail de uma pessoa ofendida e com muita raiva que me fez a seguinte acusação: “O senhor está defendendo embalagem!!!!”. Pois é, meus amigos, essa foi a primeira vez, mas não a última em que fui acusado de defender a embalagem e por não enfatizar a sustentabilidade em minhas palestras e treinamentos.

Sou do tempo em que o problema era a poluição, depois veio o “salve as baleias”, o buraco na camada de ozônio, o derretimento da calota polar, a elevação do nível dos oceanos o fim da água potável, o aquecimento global, as mudanças climáticas e... nesse trecho final do problema, a embalagem se tornou um dos maiores vilões do “Apocalipse Climático”.

Venho. Acompanhando tanto a evolução do problema quanto sua solução pois quase todos os problemas catastróficos que já afligiram a humanidade como pragas, tsunamis, vulcões, terremotos, glaciações, pestes, pragas, doenças incuráveis, pandemias, e tantas outras sempre acabaram encontrando alguma solução. No caso da embalagem que, assim como todos os demais itens e ações da sociedade industrial, tem impacto no meio ambiente esse problema também será resolvido e na verdade já está bem encaminhado.

Sabemos que o principal problema apontado contra a embalagem está relacionado a seu descarte que se associa consequentemente a questão do lixo ou resíduos sólidos urbanos. O lixo, a falta de saneamento, os lixões e as embalagens boiando nos rios e nos mares são imagens que aparecem com destaque nos noticiários. O Primeiro aspecto que sempre procuro lembrar neste assunto é que embalagem NÃO é lixo!!!! Trata-se de uma matéria prima que pode ser resgatada e reutilizada através das atividades de reciclagem e circularidade.


O que fazer com o lixo e com as embalagens é um assunto que já foi
resolvido nos países desenvolvidos e quem se interessa pelo tema sabe que
em países como Suécia, Japão, Suíça e tantos outros, não existe mais lixão.
A embalagem não precisa mais pedir desculpas para existir como expliquei
em meu artigo “SUSTENTABILIDADE POSITIVA”.

https://www.mestriner.com.br/artigo63.html



Defendo Sim!!!! Para desenhar embalagens é preciso conhecer o produto, visitar a fábrica para saber como ele é feito por isso aprendi que nada substitui a visita a fábrica que é o lugar onde vemos pessoas trabalhando, equipamentos funcionando, processos, tecnologia e trabalho de verdade para produzir quase tudo que temos e usamos em nosso dia a dia.


Defendo porque aprendi que a principal função da
embalagem é suportar a vida humana dos mais de 8
BILHÕES de habitantes da terra,
garantindo sua sobrevivência.

Defendo porque gosto de ir ao supermercado e ter aquela sensação de abundância, segurança e gratidão ao ver as embalagens de tantos produtos que gosto, ao alcance da mão graças ao trabalho de tantas pessoas em tantas fábricas, algumas que tive a oportunidade de visitar. Gosto de ver as novidades, as embalagens promocionais, os lançamentos e as embalagens diferentes, bonitas, atraentes e já publiquei várias vezes um post com o título “Comprei só por causa da embalagem” mostrando embalagens que me atraíram tanto que acabei comprando só por causa delas.

Enfim, quem não gosta de encontrar os produtos que prefere, que utiliza e que atendem suas necessidades e anseios???? A Embalagem existe para atender as necessidades e os anseios da sociedade e com ela evolui para ser cada vez melhor em todos os seus aspectos!

A População cresce, a renda per capita cresce, a população do campo se muda para a cidade ficando mais longe da horta e do galinheiro e mais perto do supermercado. Ao morar na cidade, a pessoa participa do consumo nas lojas e estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, cinemas...

A expectativa de vida está aumentando graças aos avanços da medicina e do conhecimento sobre saúde. Tudo isso somado significa mais pessoas, vivendo mais tempo, com maior renda per capita, vivendo nas cidades fazendo mais compras e participando do consumo... significa mais embalagens.

Confirmam isso os números do setor que apontam a embalagem como o item industrial mais produzido no mundo e que não para de crescer por uma razão muito simples: embalagem não tem a ver apenas com o consumo, sua principal função é suportar a vida humana dos mais de 8 BILHÕES de habitantes da terra garantindo sua sobrevivência.



Professor Fabio Mestriner
Designer – Professor – Escritor

Seus livros didáticos sobre embalagem são adotados
pelas universidades no Brasil e como Designer conquistou
os principais prêmios internacionais do setor



Arquivo para download no formato:PDF