ARTIGO POR FABIO MESTRINER
Produtos técnicos industriais também merecem boas embalagens
Profissionais técnicos também percebem a qualidade das embalagens que recebem na indústria
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Embalagem de transporte ganhou a função de expositor da roda |
Começo este artigo com um acontecimento ligado a roda e lembrei
das embalagens que desenhamos para a caixa de transporte desse
produto técnico.
“Carro japonês é outra coisa, olha a qualidade do parafuso que eles
põem para segurar a roda”, me disse o borracheiro que colocava o
pneu no meu carro.
Olhei o parafuso que ele apontava, nunca tinha prestado atenção
neste detalhe, mas os profissionais prestam atenção neles e são
capazes de perceber bem a qualidade e a falta dela.
O parafuso era de aço polido e tinha design com ângulos
arredondados, um parafuso “bonito”.
Recentemente desenhei as embalagens de um produto
extremamente técnico de alto valor e, como sempre faço, visitei as empresas que os utilizam, observei como são recebidos, estocados
e manuseados. Conversei com os profissionais dos locais, analisei
fotografei as embalagens dos concorrentes e concluí no
diagnóstico que estes produtos ainda não haviam adotado o que podemos chamar de “Embalagens Estágio 2” ou seja; Embalagens
que evoluíram do cumprimento das suas funções básicas ( Estágio
1 ) conter, proteger e transportar ( logística ), acrescentando a estas
funções básicas as funções mercadológicas de comunicar, agregar
valor e utiliza-las com o ferramenta de marketing ( Estágio 2 ).
Naturalmente a melhor Estratégia de Design neste caso é
aproveitar a oportunidade de assumir a liderança na evolução das
embalagens desta categoria de produtos sendo a primeira marca a
elevar suas embalagens para o Estágio 2.
O primeiro obstáculo no processo de evolução das embalagens do
produtos técnicos industriais é convencer os gestores que a
embalagem pode fazer mais que apenas entregar o produto em
segurança, ela ser usada para reforçar a presença da marca no
ambiente de uso, afirmar as qualidades do produto junto aos
profissionais que vão utiliza-lo e que frequentemente atuam como
formadores de opinião e influenciadores no processo de compra
pois, o comprador dificilmente contesta as opiniões dos
especialistas que vão utilizar o produto.
Um exemplo bem simples disso é o dono do Imóvel que será
pintado aceitar, na grande maioria das vezes a opinião do pintor
sobre a tinta que deverá ser comprada.
Portanto, deixar de aproveitar o enorme poder de comunicação e
marketing representado pela presença das embalagens junto aos
profissionais da indústria onde requisitos de qualidade tem maior
importância e valor, é jogar dinheiro fora porque todos sabem que o
custo da embalagem já está embutido no custo do produto, usando
ou não suas funções mercadológicas.
Incorporar o Estágio 2 nas embalagens dos produtos, na
grande maioria das vezes industriais não custa mais
Já tive oportunidade de participar de muitos projetos de
embalagens para produtos industriais e posso afirmar com base em
diversos casos de sucesso, (alguns deles reportados em detalhes
nos meus livros didáticos), que faz diferença assumir a liderança na
evolução das embalagens desse tipo de produto pois como
ensinaram os Mestres dos Mestres do Marketing, All Ries e Jack
Trout, “A liderança é o mais poderoso posicionamento de Marketing
que uma marca pode adotar”.
O problema desse posicionamento, razão pela qual ele é tão
poderoso, é que apenas um entre os concorrentes pode adotá-lo e
para isso precisa ser líder de verdade, posição difícil de conseguir e
principalmente difícil de manter.
Os mesmos mestres ensinam, entretanto, que “se não pode ser
líder numa categoria, crie uma subcategoria para liderar” e é neste
contexto que assumir a liderança na evolução das embalagens da
categoria no segmento de produtos industriais, muitas vezes se
torna possível se observarmos que as embalagens que ela ainda
utiliza ainda se encontram no Estágio 1.
Portanto, minha recomendação é que os profissionais responsáveis
por conduzir seus produtos nestes mercados técnicos com produtos
de alto valor, verifiquem se existe a oportunidade de obter
vantagem competitiva junto aos profissionais que utilizam e avaliam
o desempenho desse tipo de produtos.
Não custa lembrar e nunca deixarei de dizer que uma pesquisa
fundamental sobre a relação dos consumidores com as embalagens
dos produtos que compram, revelou que eles “não separam as
embalagens do seu conteúdo” e que, portanto, a embalagem tem
impacto na percepção de valor que formam sobre o produto que
escolhem.
Portanto, além da questão do custo das embalagens que sempre
deve ser considerado, quando surge a oportunidade de evoluir para
o Estágio 2, vale a pena fazer um esforço para viabilizar o novo
design pois, uma das piores coisas que pode acontecer com um
produto, é ter embalagens inferiores às embalagens de seus
concorrentes.
Posso afirmar que mesmo em categorias de produtos técnicos
industriais, assim como o borracheiro percebeu a qualidade do
parafuso que segura a roda, os profissionais da indústria percebem
perfeitamente a atenção e o cuidado que a empresa dedicou a
apresentação das embalagens de seus produtos.
Fabio Mestriner
Especialista em Design e Inteligência de Embalagem
Autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado,
Gestão Estratégica de Embalagem e
Inovação na Embalagem - Manual Prático
Seus projetos de design conquistaram vários prêmios internacionais
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