Fabio Mestriner
DESIGNER, PROFESSOR & ESCRITOR


HOME


PALESTRAS

ARTIGOS

CASES

PODCASTS

PESQUISAS

WORKSHOP
CONTATO PARA PALESTRAS E CONSULTORIA

Linkedin   



































Artigos do Professor Fábio Mestriner
<Índice de artigos

Maio/2021

ARTIGO POR FABIO MESTRINER

Boa Embalagem é um Bom Negócio!


Ao constatar que mesmo no cenário tenebroso de uma pandemia mundial que ceifou vidas e destruiu economias mundo a fora, muitos se surpreenderam com o crescimento do setor de embalagem em 2020!


A mim não surpreendeu pois acompanho de perto os dados de crescimento deste setor desde que ingressei na ABRE Associação Brasileira de Embalagem em 1998. Desde esta época, acompanho, a princípio com certa surpresa, mas depois com tranquila certeza, que a embalagem, com raríssimas exceções, só cresce ano a não.Isto acontece porque ao contrário do que muitos pensam, a embalagem não está associada apenas ao “consumo”, ela está ligada profundamente.

A sustentação da vida humana pois, não é possível tecnicamente sobreviver nas grandes cidades sem dispor de um fornecimento regular de produtos de primeira necessidade cuja oferta acontece em mais de 85% dos casos, apresentada em embalagens.

Não é necessário repetir o que venho dizendo a tanto tempo que hoje, não conseguimos nem mesmo escovar os dentes sem embalagem, mas eu gosto sempre de frisar que a embalagem existe para atender as necessidades e os anseios da sociedade e, conforme esta evolui, a embalagem também evoluir para atender as novas necessidades e anseios que vão surgindo a cada dia.

A pandemia, só para ficar no exemplo mais recente, fez surgir embalagens de todo tipo para conter álcool gel, máscaras, vacinas e um novo mundo surgido com a explosão do e-commerce onde os produtos passaram a ter uma embalagem a mais a função de entregar o produto.Num futuro próximo, novas embalagens surgirão na esteira dos novos comportamentos sociais como por exemplo, a ressignificação da casa, do trabalho e da forma como pensamos, compreendemos e vivemos nossa vida.A insegurança alimentar, o temor de que nos faltem os itens básicos fundamentais para nossa sobrevivência vem demandando mais e mais embalagens práticas para estocar e cujo shelf life possa ser estendido por anos a fio.Um artigo recente no New York Times trouxe uma imagem chocante do que está acontecendo com as embalagens de sopa nos supermercados de Nova York.


A insegurança alimentar está gerando novas demandas que abrem portas para a embalagem criar e desenvolver soluções que não apenas atendam esta necessidade, mas que vão além, estabelecendo novas formas de entregar não só os produtos que embalam, mas as sensações que as pessoas estão buscando encontrar nelas.

A ressignificação da vida pós pandemia exige novas embalagens que atendam as necessidades e os anseios das pessoas que já perceberam vão viver num mundo cuja única certeza é que não sabemos mais como exatamente será.

Mas de uma coisa podemos estar certos, neste novo mundo haverá mais embalagens. “Boas Embalagens”, que além protegem melhor os produtos serão mais amigáveis ao meio ambiente e trarão imagens, cores e mensagens que animem e tranquilizem as pessoas e as faça sentir que a vida continua e que sempre haverá embalagens para trazer até elas os produtos que apreciam e que necessitam.

Boa embalagem é bom negócio, a melhor coisa que uma empresa pode fazer neste novo cenário competitivo que se anuncia, é dar a seus produtos uma boa ou se possível uma excelente embalagem!


Fabio Mestriner
Designer Professor e Escritor
Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM

Professor da ESPM, autor de livros didáticos sobre embalagem adotados por mais de 30 universidades do país, Designer premiado internacionalmente por seus projetos.

 


Arquivo para download no formato: WORD | PDF