A Hora da Inteligência de Embalagem
ARTIGO POR FABIO MESTRINER
A embalagem existe para atender as necessidades e anseios da sociedade e para ajudar as empresas a se comunicarem melhor com seus consumidores
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Vivemos dias estranhos. O andamento natural da vida, o progresso e o desenvolvimento da humanidade foram repentinamente sequestrados por um vírus que escapou da China. Uma onda de perplexidade seguida de histeria no noticiário instalou a dúvida entre as pessoas que já não sabem mais em quem e no que acreditar.
Há dúvidas de todos os tipos e para todos os gostos e neste cenário surgem os vendedores de certezas fáceis e prognósticos que logo são desmentidos ou colocados sob suspeita. Recebemos todos os dias estudos, relatórios, análises e gráficos mostrando a evolução do problema e as tendências que a partir dele se estabelecerão em nossas vidas.
Neste momento delicado, precisamos estar muito atentos aos fundamentos da vida e dos negócios para não correr o risco de embarcar em narrativas alarmistas, tendenciosas e sem fundamento algum, mas que são sempre apresentadas com pompa e cheia de nomes importantes, autoridades, especialistas, instituições de prestígio, todos tentando emplacar sua versão sobre o que está acontecendo, com os resultados que estamos vendo, ninguém sabe mais em quem acreditar.
Nós, do setor de embalagem, estamos preocupados com a continuidade da vida e dos negócios pois sabemos que a embalagem existe para a tender as necessidades e os anseios da sociedade e, conforme ela evolui, a embalagem é sempre chamada para acompanhar esta evolução e atender as novas demandas e necessidades que vão surgindo.
Como atuo como consultor de empresas que operam em segmentos diferentes, tive oportunidade de acompanhar o desempenho destas empresas e dos setores em que elas atuam e ficou bastante claro que a única coisa que uma empresa não pode fazer neste cenário conturbado é perder o foco.
Nós estamos no negócio de embalagem e a história nos ensinou que ela tem estado na linha de frente quando surgem problemas graves como guerras, catástrofes e epidemias. Nestas ocasiões, alimentos, medicamentos e gêneros de primeira necessidade passam a ser mais valiosos do que eram em tempos normais e sua contribuição se torna mais evidente.
Portanto, antes de ir atrás do noticiário e das análises e previsões de todo tipo que vem sendo disseminadas, vamos colocar o foco do nosso olhar naquilo que conhecemos e onde temos mais segurança.
Nós somos a comunidade da embalagem e sabemos que no mundo
pós-pandemia, as pessoas vão continuar escovando os dentes, lavando as mãos, tomando café da manhã, almoçando, jantando, bebendo, tomando medicamentos, cuidando de sua higiene pessoal, limpando suas casas, cuidando de seus animais de estimação e de seus filhos, indo a shopping centers e restaurantes, comprando pela internet... a vida, continua!
Os Televisores, Celulares e Computadores continuarão sendo vendidos embalados assim como são hoje 85% de todos os produtos fabricados no mundo e que, continuarão sendo fabricados pelas empresas que sobreviverem à crise que estamos atravessando. Lembro sempre que os produtos vendidos no e-commerce, recebem uma embalagem extra para poderem ser entregues.
Nós sabemos que a embalagem vai continuar existindo e que muitas delas se tornarão ainda mais relevantes no novo cenário e em nossas vidas.
Haverá uma queda no consumo que aos poucos voltará, primeiro aos níveis anteriores e depois crescerá progressivamente porque a população cresce e a renda per capita dos países também vem crescendo conforme a qualidade básica de vida das populações melhora.
Agora é a hora da Inteligência de Embalagem pois se existe algo que já sabemos é que embalagem representa um valor importante na composição do custo do produto, ela é um investimento que o fabricante faz para protege-lo, torna-lo mais atraente ao consumidores permitindo que ele chegue em perfeitas condições nos mais distantes pontos do país e até a outros continentes.
Este custo, não pode mais ser gasto apenas para carregar o produto!
A embalagem doravante e para sempre, precisa cada vez mais ajudar o negócio da empresa. Esta função de contribuir com o negócio ganha especial relevância depois desta tragédia que se abateu sobre a humanidade porque a inteligência passa a ser doravante um item de extrema importância em tudo o que formos fazer.
Não é mais possível tratar de qualquer maneira algo estratégico como embalagem, um item que comprovadamente tem impacto no desempenho do produto e consequentemente do negócio.
Utilizar a embalagem de forma inteligente requer que a empresa se aproprie e utilize de todos os recursos por ela oferecidos em prol do negócio, ou seja, ir além de utiliza-la apenas como um meio para fazer a entrega do produto ao consumidor.
Como poderosa ferramenta de marketing, a embalagem precisa trazer informações, comunicações que construam relacionamentos, fortaleçam a marca e estimulem a recompra.
Precisam conectar o consumidor ao site e as redes sociais do produto e da empresa convidando-o a interagir, saber mais sobre o que está comprando, participar de promoções, obter descontos nas próximas compras e assim por diante...
Existe um programa completo de ações que podem ser desenvolvidas a custo zero tendo a embalagem como suporte pois o custo dela já foi pago ao ser adquirida pela empresa.
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Não importa o que vai acontecer, existe algo que podemos fazer agora com nossos próprios recursos e que depende apenas de nós mesmos.
Nós podemos utilizar as embalagens de forma mais inteligente e explorar todos os recursos que ela nos oferece para tornar os produtos mais interessantes e efetivos na conquista da preferência das pessoas.
A Grande oportunidade que este momento dramático nos oferece é a de rever nossos conceitos e olhar com mais atenção para aquilo que está próximo de nós porque quem se dedica a focar sua atenção no que está próximo, conquista, o que está distante!
Fabio Mestriner
Designer – Professor – Escritor
Autor de livros didáticos sobre embalagem adotados por mais de 30 universidades
Professor na ESPM consulting
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